A FOURGE é diversa e inclusiva - e pode ajudar o seu negócio também

Atualizado: 25 de abr.

Marco da diversidade e inclusão completa um ano com área de negócios consolidada e soluções voltadas ao mercado


Estamos em festa na FOURGE: nosso marco disruptivo da diversidade e inclusão está comemorando um ano!

Ao longo desses pouco mais de 365 dias, uma iniciativa que nasceu de um incômodo de algumas pessoas da nossa equipe se transformou em diversas ações concretas, incluindo desde a comunicação externa sobre o tema até mudanças internas em recrutamento, seleção e políticas afirmativas que resultaram na ampliação da diversidade no nosso time. Com essa experiência, nosso time está habilitado para ajudar o seu negócio a ser, também, mais diverso e inclusivo.

O marco nasceu de um incômodo da Paulinha (Paula Morel), nossa líder de pessoas e experiência, e do Duda (Eduardo Lopes), nosso líder de comunicação e produtos, com as posições de privilégio da sociedade que se refletiam, também, aqui na FOURGE. Para você ter uma ideia, em 2020, nossa equipe tinha 64% de homens e 36% de mulheres. Todas as pessoas eram cisgênero (termo utilizado para se referir a quem se identifica com o gênero que nasceu), brancas e heterossexuais.


A partir do marco, incluímos a diversidade como um dos pilares do nosso planejamento estratégico de 2021, de forma a mudar essa realidade. Uma das nossas principais ações nesse sentido foi alterar o formato de recrutamento, primeiramente dando prioridade a pessoas de grupos minoritários e, em seguida, criando vagas afirmativas que resultaram na ampliação efetiva da diversidade do nosso time já em 2022 em relação à raça, orientação sexual e pessoas com deficiência.

Ambiente


Mas a gente acredita que não basta, apenas, criar vagas afirmativas para tornar a empresa mais diversa e inclusiva. É claro que essa etapa é importante para atrair talentos diversos e, também, para se posicionar no mercado. Porém, é fundamental criar um ambiente de confiança para que as pessoas permaneçam na equipe e se sintam à vontade para ser quem são.


Nesse sentido, merecem destaque ações como o Café Diversidades, reunião semanal não obrigatória para debater assuntos ligados ao tema, e a Rede de Diversidade da FOURGE, que tem como missão trazer ainda mais pessoas com protagonismo de fala, além de subsídios para criar soluções em diversidade e inclusão inseridas em cinco principais recortes: racial, PCDs (pessoas com deficiência), LGBTQIA+, longevidade e gênero.


Tudo pronto pro mercado


Hoje contamos com uma área consolidada de Diversidade & Inclusão, cujo principal objetivo é apoiar negócios para que se tornem, assim como nós, mais diversos e inclusivos. A área passa, agora, a ser liderada pela Rebeca Pizzi, mulher cis, jovem, branca, lésbica e não PCD.

Rebeca é advogada com MBA em diversidades e tem um longo histórico de envolvimento no Escotismo Brasileiro. Nesse movimento, foi ela a responsável pela criação da primeira equipe de diversidades do Rio Grande do Sul e, em seguida, da primeira equipe de diversidades nacional do movimento, do qual foi coordenadora da primeira gestão, de 2019 a 2022. Tudo de forma voluntária. “Estar na FOURGE é um sonho, além de uma grande realização profissional, pois me dá a oportunidade de hackear negócios com essa percepção de diversidade que se conecta com quem eu sou e com a minha militância. E é muito legal ver que tudo isso foi conquistado de um ano pra cá. Essa maturidade em relação a se auto hackear e se voltar pra dentro de si possibilita, agora, que a gente tenha estrutura para apoiar, também, outras empresas e ajudá-las nessa transformação. É desafiador, mas também é divertido assumir a área. E essa fórmula, desafio e diversão, dá muito certo pra mim”, garante.


Essa jornada de transformação em Diversidade e Inclusão é contínua e precisa ser constantemente oxigenada pra não perder força. O desafio é grande, mas a gente aqui pra te ajudar nisso.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar seu negócio a ser mais diverso e inclusivo?

Clique aqui e conheça nossos serviços ou entre em contato com a gente.


Leia também:


Diversidade e inclusão nos negócios: do discurso à mão na massa


Saiba como tornar o ambiente de trabalho trans inclusivo

Descrição da imagem: card único em tons de branco e verde limão, trazendo duas mulheres se beijando rodeadas por elementos em alusão aos negócios e a diversidade, com a frase “Diversidade faz bem para os negócios – E a gente pode te ajudar nisso.”


#FOURGE #consultoria #diversidadeeinclusão #diversidades #equipesdiversas #inclusão #PCDs #LGBTQImais #longevidade #etnias

#modelodegestao #transformacaocultural



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo