Aprender com exemplos

Atualizado: 12 de Jul de 2018

Por Vitória Reginatto



Quando eu era mais jovem e repetia algum comportamento dos meus pais que não era tão bom eles sempre me diziam: “tu deves copiar apenas aquilo que é bom, o que for ruim não! Tens a obrigação de ser melhor do que teus pais! ”

Muitas vezes eles falavam isso brincando, mas hoje vejo a importância fundamental desse ensinamento, apesar de nada fácil.


Durante nosso crescimento quantas vezes nós escutamos de nossos pais ou familiares próximos frases como: “Hoje é recém quarta-feira? Quero a sexta-feira de uma vez! Sério, meu chefe é muito idiota! Meu trabalho é muito estressante. ” Ou os vimos chegando constantemente exaustos e insatisfeitos em casa? Facilmente relacionamos então que trabalhar não é bom e sim, uma necessidade e obrigação.

Nestas situações, temos que aprender com o exemplo e não apenas repeti-lo, ou seja, se vejo que todos são tão insatisfeitos com seus trabalhos, e eu obviamente, não quero ser, o que tenho ou posso fazer diferente? Temos que nos responsabilizar pelas realidades em que vivemos. O nosso trabalho pode ser ruim, mas se não fizemos nada para mudá-lo, como podemos culpar alguém mais se não a nós mesmos?


E falando em aprender com os exemplos, o que ninguém nos fala ou nos lembra, é que justamente pelo fato de sabermos menos quando criança é que temos a maior qualidade, a de não ter vergonha e de nos sentirmos livres para descobrir, conhecer, explorar. Temos que reaprender aquele mindset de quando éramos crianças. Não é à toa que as crianças aprendem rápido e se desenvolvem em uma velocidade muito maior do que nós, adultos; isso só acontece pois nós perdemos a liberdade de não saber e a liberdade de errar.


Hoje meus exercícios diários são justamente esses, de selecionar os exemplos que quero seguir e de me limitar menos por medos inúteis de reprovação para assim conseguir aprender e me desenvolver cada vez mais. E conto um segredo para quem estiver lendo este texto: e não é que funciona mesmo?!



Vitória Reginatto

Consultora de Gestão Estratégica na Fourge,

Formada em Engenharia Química e com especialização em gestão com ênfase em negócios.

Feliz! De bem com a vida! Adoro estar pensando em novas soluções que melhorem o dia a dia das pessoas.

Hiperativa, ligada no 220V!

Curto demais qualquer atividade física.

Não tenho paciência para gente mau humorada!!!!

Formiga de carteirinha, quer me deixar feliz me dá um doce :)

58 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Spotify

2020 © FOURGE | Todos os direitos reservados. 

Rua Cândido Silveira, 198, 5º andar
Porto Alegre - RS
contato@fourge.com.br

(51) 3574-0950

(51) 9 9376-0539

(51) 9 9833-2449