Por que seu negócio precisa de um workshop de passado

Pensar no futuro é uma demanda urgente em muitas empresas, mas poucas se preocupam em avaliar, também, o que já passou. A gente te explica a importância disso neste conteúdo


A habilidade de prever o futuro é uma das mais desejadas pelas lideranças da atualidade. Afinal, preparar-se para o amanhã pode representar menos perdas diante de imprevistos e, assim, a sustentabilidade de longo prazo de um negócio. Para tanto, muitas empresas estão recorrendo aos workshops de futuros, que se popularizaram nos últimos tempos.

A gente tem um convite pra te fazer: que tal inverter a lógica e fazer um workshop de passado?


O grego Heródoto, que viveu no século 5 antes de Cristo e é considerado o pai da história, já dizia “pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro“.


Quando falamos de inovação, principalmente, que é uma das principais demandas dos negócios do nosso tempo, vemos muitos encontros, eventos, reuniões voltadas a pensar o futuro, mas poucos que levam o passado em consideração. Uma pessoa futurista, ou qualquer pessoa que precise criar uma perspectiva de futuro, deve também saber analisar o que já passou e compreender esses movimentos anteriores tanto do negócio quanto da nossa sociedade. É por meio desse entendimento que enxergamos os pontos de partida e a evolução individual e coletiva a qual chegamos, não necessariamente para seguir as mesmas curvas, mas para compreender o que funcionou e o que não funcionou e, a partir disso, criar as estratégias que permitirão desenhar um futuro desejável.


É claro que esse movimento não é simples. As mesmas lideranças que desejam tanto saber o futuro podem se ver receosas diante dessa entrada no túnel do tempo. Olhar para o passado é olhar para o que deu certo, mas também para algumas experiências que podem gerar arrependimento. Ver o que valeu a pena, mas também o que não valeu tanto assim.


E está tudo bem.


Mesmo que cause dor, essa visita ao passado de um negócio ajuda no processo de cura das pessoas e, principalmente, no resgate do propósito, da razão de existir daquela empresa e do problema que ela ajuda a resolver no nosso mundo. É, portanto, um movimento poderoso de mudança cultural.


Por isso mesmo, revisitar o passado é uma das etapas dos Laboratórios de Futuros da FOURGE. Eles consistem em estratégias para modelar futuros desejáveis em diferentes áreas de mercado, ajudando as empresas a criar os negócios do amanhã.


Se você quer saber mais sobre como podemos te ajudar nessa tarefa, clique aqui e conheça nossos produtos. Ou entre em contato, vamos adorar conversar com você.


Leia também:


Construa um futuro desejável e você não precisará prevê-lo


#laboratoriodefuturos

#ambienteainovacao

Descrição da imagem: card único em tons de vermelho, com imagem de fotografias sendo reveladas em um estúdio escuro, trazendo a frase: “Que tal um workshop de passados?”

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo