Por Vitória Reginatto
Quantas vezes você já reclamou mais de 3 vezes de uma mesma coisa? Por que não resolveu? Não estava ao seu alcance? Ou será que você não pensou suficiente para ver que poderia resolver mesmo que fosse algo que aparentemente não está sob sua responsabilidade? News flash: TUDO o que acontece com você não tem relação com ninguém mais se não com você mesmo. Tudo é uma questão de perspectiva, de como a gente escolhe (sim, escolhe) ver as coisas e lidar com elas. Às vezes, é muito difícil perceber ou admitir que estamos nos vitimizando, dói aceitar que a culpa não é de ninguém se não nossa. Dói admitir que somos acomodados.
Porque você não sabe quais os processos da sua empresa?
Meu chefe nunca me passou. Nunca estive em uma reunião onde isto foi comentado. Mais uma vez, eu não tive culpa.
O que você fez para saber sobre os processos da sua empresa?
Já fez alguma pesquisa?
Já perguntou para as pessoas com quem você trabalha?
Ou isso não é importante para você? Não vai fazer diferença para a função que você realiza?
Se não é importante, deveria ser. Como você pretende se desenvolver sem buscar saber nada além do que aquilo que está na sua frente e é posto no seu colo? Como você pretende crescer na empresa sem conhecer seus processos? Sem saber o que é importante e o que não é? Sem saber o motivo pelo qual as atividades que você executa são importantes e geram valor? (Afinal, se não geram valor não deveriam ser executadas, não é?!) Sem saber qual o impacto daquilo que você faz dentro da empresa?
Como você espera ser feliz no trabalho, se você não entende que tudo o que você faz é e deve ser muito mais do que uma sequência de tarefas operacionais para entregar alguma coisa para alguém fazer mais tarefas operacionais.
Não tem como trabalhar com tesão sem entender verdadeiramente o que se faz e porque se faz. O propósito daquilo que você faz tem que estar intimamente vinculado ao seu propósito, àquilo que te move, que te anima, que te faz querer fazer e não só ter que fazer, o que te faz passar por grandes desafios sem as vezes nem se dar conta, pois a vontade era tanta de fazer que você só percebeu que era muito difícil depois de já ter ultrapassado as principais barreiras. Os desafios na verdade são combustíveis e não obstáculos.
O que é um desafio para você? Gasolina ou buracos na pista?
Vitória Reginatto
Consultora de Gestão Estratégica na Fourge,
Formada em Engenharia Química e com especialização em gestão com ênfase em negócios.
Feliz! De bem com a vida! Adoro estar pensando em novas soluções que melhorem o dia a dia das pessoas.
Hiperativa, ligada no 220V!
Curto demais qualquer atividade física.
Não tenho paciência para gente mau humorada!!!!
Formiga de carteirinha, quer me deixar feliz me dá um doce :)
Comentários