Por Luciano Luis Mantelli

No último sábado, 23 de setembro, aconteceu o 12º Encontro de Cooperados da Unimed Juiz de Fora com o tema: Inovação na Remuneração Médica.
O evento foi responsável pelo lançamento do novo modelo de relacionamento entre os cooperados e a cooperativa, que tem como premissa três pilares: Valor (Percepção do cliente e garantia de qualidade), Resultado (Desempenho da cooperativa e remuneração dos cooperados) e Sustentabilidade (crescimento seguro através do equilíbrio entre o valor e resultado).
A UNIMED JF ESTÁ FAZENDO O TEMA DE CASA.
As coisas não são como antes. O mercado de saúde precisa de uma transformação: os custos aumentam agressivamente; as receitas não conseguem acompanhar este aumento, enfim, sabe-se por todos a crise econômica em que estamos; o comportamento do cliente mudou, estamos na era pós-digital! A percepção de valor em ter um plano de saúde não é mais apenas segurança de atendimento e disponibilidade de rede. A discussão vai além. Quanto vale este serviço? O que realmente estou contratando? Quero ser saudável.
OLHAR PARA ESTA CRISE PODE PARECER DESANIMADOR.
Mas tudo depende do momento e da transformação necessária. Mudar no momento em que a cooperativa está forte, sólida e crescendo, não no caos, algo inclusive extremamente antagônico à situação que o país, o mercado e a saúde suplementar vivem. E entender a transformação nos faz ter clareza que mais do que nunca, o que nos fez existir como cooperativa médica é o que fará a diferença. Primeiro a de ser médico! A escolha por cuidar de pessoas, de sua saúde. Este propósito tem muito valor. Precisamos resgatá-lo e nunca o perder de vista. O segundo, de ser uma cooperativa. O mercado emerge para modelos de negócios mais colaborativos, mais ganha-ganha. Essa é a essência do cooperativismo!
PERCEBEMOS QUE PRECISÁVAMOS MUDAR. MUDAMOS!
Os cooperados agora terão o G.U.I.A. – Guia Unimed JF de Informações Assistenciais! Uma ferramenta que trará para o cooperado mais transparência, por meio de informações sobre o resultado econômico-financeiro e qualidade assistencial, aproximando-o da gestão e lhe permitindo colaborar diretamente com o valor, o resultado e a sustentabilidade da cooperativa.
E A REMUNERAÇÃO?
Então, a partir deste novo comportamento de corresponsabilização com a sustentabilidade da cooperativa, um novo modelo de remuneração médica é possível. Valor e resultado crescem juntos a partir de uma visão mais sustentável.
O novo modelo garante a remuneração atual, sem perdas e trará adicionais de acordo com o resultado da apuração dos indicadores que representam os pilares do modelo.
O G.U.I.A. 1.0 já está no ar! E valendo na remuneração de outubro.
Ainda em 2017 está previsto o lançamento do G.U.I.A. 2.0, com foco em processos e
tecnologia. E para 2018, o G.U.I.A. 3.0 com foco na qualidade assistencial.
O bumerangue representa o projeto. Simboliza que tudo que fizermos trará um retorno. Ir mais longe. Esse é o plano.
Parabéns Unimed JF! Que grande passo...
E como sabemos que tem muito mais no forno, #botapraquebrar.
Uma nova Unimed. Com um novo modelo de gestão. Mais fluído. Mais propositivo. Com mais propósito.
É muito bom fazer parte de tudo isso.
Sabe quando falamos que hackeamos os modelos de gestão? Pois então, é isto!