Governança e cultura: o elo invisível que pode salvar ou quebrar um negócio em Saúde
- camilagalvez24
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Empresas com cultura forte e alinhada aos objetivos têm três vezes mais chance de apresentar performance superior no longo prazo. No texto te contamos como
Quando uma operadora de Saúde entra em crise, a primeira reação costuma ser buscar tecnologia, cortar custos e apertar contratos. Mas, quase sempre, a raiz do problema está em algo menos tangível: a governança e a cultura da organização.
Um levantamento da McKinsey mostra que empresas com cultura forte e alinhada aos objetivos têm três vezes mais chance de apresentar performance superior no longo prazo. No setor de Saúde, essa equação é ainda mais evidente: sem confiança e engajamento interno, não existe gestão de processos ou resultados que se sustente.

O desafio, porém, é quando há choque de culturas. Muitas empresas lidam com times de diferentes origens, como profissionais que estão há mais tempo na casa e novos, por exemplo. Nesse contexto, tentam aplicar práticas que não se encaixam.
O resultado? Um ambiente fragmentado, onde ninguém fala a mesma língua.
“Governança não é só organograma. É trazer nitidez sobre quem decide o quê, quais são os papéis, mas também gerar um ambiente em que as pessoas que cuidam da saúde de outras pessoas sejam, elas próprias, cuidadas. Sem isso, a transformação é incompleta”, reforça Lars Olsen, sócio da FOURGE.
Como mudar o jogo
Diagnóstico cultural – mapear os perfis, dores e resistências internas.
Rituais de governança – espaços claros de decisão, onde problemas são tratados rápido e com transparência.
Ambiente leve e colaborativo – criar espaços de confiança, que permitam baixar a guarda e propor soluções.
Na FOURGE, acreditamos que governança e cultura não são “soft”. Elas são o núcleo duro de qualquer transformação. Sem esse alinhamento, processos emperram, auditorias não funcionam e dados viram disputa interna em vez de solução.
A lição é simples: não existe gestão pra resultados sem gestão de pessoas. E tudo isso começa pela cultura e pela governança em Saúde.
Quer fazer a equação gestão + pessoas dar resultados aí no seu negócio?




Comentários