top of page

Por que a inovação aberta é a ideal pros dias atuais


Formato é mais colaborativo não só no sentido de que as pessoas se ajudam, mas porque os empreendimentos colaboram entre si para gerar conhecimento e resolver problemas reais

A inovação aberta vem crescendo de forma acelerada nos últimos tempos. O número de empresas que se relacionam com startups em iniciativas desse tipo aumentou quase 20 vezes entre 2016 e 2020, de acordo com dados da 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a organizações de diversos setores do mercado. Ainda conforme o levantamento, as organizações com algum tipo de relacionamento de inovação aberta com startups passaram de 82, em 2016, para 1.635 em 2020. No mesmo ano, 58% das empresas que buscaram startups para inovar encontraram ao menos uma parceria. Em 2016, esse percentual foi 24%.



Por que a inovação aberta está chamando tanto a atenção de um mercado que tem urgência por inovar?


Parte da resposta está no próprio conceito, criado em 2003 por Henry Chesbrough (autor de Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology). Segundo ele, as empresas que praticam esse tipo de inovação ganham ao absorver mais rapidamente e de forma fluida o conhecimento externo. O mercado, de forma geral, também se beneficia com os aprendizados obtidos ao longo dos processos. E assim se estabelece um círculo virtuoso de conhecimento compartilhado.


Luciano Mantelli, hacker de modelos de gestão e fundador da FOURGE, vai além e explica que a inovação aberta é o tipo de inovação certa para os nossos tempos por ser capaz de resolver problemas reais das pessoas por meio da colaboração. "Quando digo que o formato é mais colaborativo, isso não é só no sentido de que as pessoas se ajudam, mas porque os empreendimentos colaboram entre si em busca de soluções. É uma iniciativa que acelera as transformações e traz benefícios para todos os envolvidos", explica.


Por essas características, os projetos de aceleração da inovação feitos por meio da parceria entre a FOURGE e o Exohub utilizam o conceito como base. A ideia é quebrar paradigmas usando o legado de cada empresa de forma seletiva, ao mesmo tempo em que se prepara o ambiente organizacional para desenvolver pessoas e processos de forma a fortalecer a cultura de inovação aberta e o incentivo ao engajamento.


Esse modelo foi o escolhido também porque a economia colaborativa permite que as empresas inovem a partir da inovação de outras empresas. “Quando a gente fala de colaboração, parece que todo mundo é bonzinho e está se ajudando, mas não é isso. A economia colaborativa permite que eu construa uma solução a partir da solução do outro, gerando um conhecimento coletivo maior e acelerando o processo. Por isso ela é a inovação para os nossos tempos: porque precisamos de respostas urgentes para os problemas que vivenciamos”, complementa Luciano.


Para obter mais rápido essas respostas, o modelo se utiliza dos pontos fortes e da especialidade de cada organização envolvida, trazendo benefícios não só na questão do tempo, mas também financeiros. É possível, ainda, criar novos modelos de negócio e mercados, diminuir custos, aumentar a possibilidade de aprovação do produto pelo público e, ainda, gerar ideias e base de conhecimento.


Mas nem tudo é tão fácil quanto parece…


A inovação aberta traz, sim, inúmeras vantagens, mas há uma grande barreira a se vencer: a desconfiança do mercado na hora de compartilhar ideias e conhecimentos. “Ainda existe essa questão de muitas lideranças pensarem que vão repassar seus segredos para a concorrência. Então, um dos nossos grandes desafios em projetos de inovação aberta é criar um fio condutor para que esse processo se dê de forma natural, removendo esse olhar de competitividade e demonstrando as vantagens do modelo”, afirma Luciano.


Essa mudança é cultural e, portanto, envolve pessoas e leva tempo. Mas Luciano lembra que o espaço do hub é justamente um facilitador desse processo de envolvimento. “Foi a forma que encontramos de plugar pessoas que de outra maneira não se conectariam. No hub, elas estão em um ambiente no qual fazem acontecer a inovação”, garante. Descrição da imagem: card único com fundo com temática espacial, trazendo a frase "Por que a inovação aberta é a ideal pros dias atuais" #ambienteainovação #laboratoriodefuturos

29 visualizações0 comentário
bottom of page