top of page

Um novo olhar sobre as tendências de início de ano

Listas são úteis para nos inspirar, mas há uma tendência mais sutil que te convido a conhecer neste artigo


Por Luciano Mantelli*


Todas as vezes em que um ano começa, pipocam diante dos nossos olhos as tendências para aquele novo ciclo. Se o papo for tecnologia, então, há listas e listas de institutos, consultorias e empresas renomadas apontando esta ou aquela como o grande trunfo do ano. Isso é ótimo e é sempre bom estar por dentro dessas previsões, já que elas podem nos ajudar a planejar o que virá e até mesmo têm potencial pra gerar insights que nos permitem criar modelos de gestão e de negócios inovadores.


Mas elas não podem ser vistas como a tábua de salvação dos negócios.


Prender-se muito a hypes pode trazer frustrações ao não levar aos resultados esperados. Dou um exemplo: há anos a inteligência artificial aparece no topo das listas de tendências de início de ano. E não é à toa: ela se trata, de fato, de uma tecnologia que tem um baita potencial pra transformar inúmeros setores. Só que apenas adquiri-la não basta. Há todo um caminho que precisa ser traçado para que o potencial transformador se torne realidade.


A gente precisa aprender a olhar para essas tendências de um jeito amplo, avaliando o todo da equação: a situação econômica e política do nosso país, a maturidade das equipes, os tropeços do planejamento e da gestão de muitas empresas, a falta de entendimento de como usar IA (ou qualquer outra tecnologia) em uma estratégia que tenha o objetivo de alcançar o propósito do negócio, aquele problema que só a tua empresa é capaz de resolver no mundo. Isso quando as pessoas sabem qual é o propósito do negócio.


Percebe como são inúmeros os fatores que influenciam essas tendências? Apesar disso, eu acredito em uma tendência forte para 2023 e os anos que virão. Ela é muito mais sutil do que essas listas que nos acostumamos a ver. E ela depende, também, de uma transformação mais profunda.


Falo de multiplicar sábados.


Esse é o propósito da FOURGE e, também, meu propósito de vida. E, embora ele possa parecer utópico ao primeiro olhar, garanto que não é algo tão complexo assim e que traz resultados bem práticos pra quem se atreve a trilhar esse caminho com a gente.


Multiplicar sábados nada mais é do que transformar as pessoas em protagonistas, ressignificando o contexto que as cerca e colocando-as pra trabalhar em prol de resultados que realmente importam. Fazemos isso começando com pequenas mudanças diárias que geram novos olhares sobre nós mesmos, o outro, os negócios e o mundo.


Uma nova FOURGE


Pra apoiar os negócios a multiplicar sábados e, assim, ampliar a capacidade de incorporar tendências que façam sentido pra eles e pra sociedade em que vivemos, a FOURGE também se transforma em 2023.


Nossa atuação como consultoria de negócios agora se divide em três principais verticais:


1- Modelos de gestão: vertical bem mão na massa pra transformar a sua gestão partindo da nossa mandala que contempla seis dimensões dos negócios: senso de propósito, ambiente, processos, estratégia, liderança e diversidade e inclusão


2- Modelos de negócio: vertical que desenvolve novos negócios para um novo mundo. Como fazer a empresa crescer, ganhar escala, se transformar diante das mudanças de um mundo em evolução exponencial.


3- Gestão da inovação: vertical dos nossos programas de inovação aberta, desenvolvidos nas próprias empresas ou por meio de ecossistemas de inovação.


E uma quarta vertical ainda está por vir. Mas esta é um assunto pra um próximo artigo que, espero, vou compartilhar aqui contigo em breve.


Enquanto isso, já sabe: se precisar de ajuda pra avaliar qualquer tendência, entender se ela é pra ti e pro teu time e como inseri-la na tua estratégia pra 2023, a gente pode te ajudar.






*Luciano Luis Mantelli nasceu no berço da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, é pai, esposo, multiempreendedor e hacker. Atua em três frentes de negócio: a FOURGE, onde hackeia modelos de gestão, a Zhero, especializada em colocar a ciência de dados no centro dos negócios, e a Yellow EDU, com foco em educar crianças para melhorar o mundo.



Leia também:




Descrição da imagem: foto de um quadrinho do nosso escritório com moldura preta e a frase "Eaí, sabadou?" em destaque. O quadrinho está em cima de uma mesa de madeira e ao lado de um telefone antigo de disco da cor vermelho.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page