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5 razões pelas quais empresas lutam contra a transformação digital mesmo abraçando a tecnologia

Atualizado: 5 de nov. de 2021



PORQUE IMPORTA

Quando bem implantada, a tecnologia digital impulsiona receita e transforma a experiência do cliente, as operações e os processos de negócios. Quando mal gerenciada, as empresas se arriscam a ficar obsoletas.


Por que algumas empresas se adaptam à transformação digital, e por que outras ficam pra trás? Didier Bonnet, Vice-Presidente Sênior da Consultoria Capgemini, esboçou as respostas em um webinar recente realizado pelo Editor-chefe Paul Michelman da MIT Sloan Management Review. Bonnet destacou a pesquisa que constrói em seu best-seller de 2014, Leading Digital." (Andrew McAfee e George Westerman do MIT Sloan são coautores do livro).

"Apenas cerca de um terço das organizações parecem estar adaptando a sua organização à uma cultura mais digital em termos de tomada de decisão com base em dados, promovendo a exploração e a experimentação, e assim por diante", disse ele. Bonnet disse que as empresas resistem por cinco razões principais: 

  1. Expectativas irreais. Deslumbradas pela tecnologia, algumas organizações foram excessivamente otimistas no início da transformação digital, mas pouco preparadas para se adaptar a ela. Hoje, tomadores de decisão percebem como o desafio é realmente assustador. "A excitação era mais em torno da tecnologia digital ao invés da transformação em si", disse ele. "Agora as pessoas percebem que a transformação é igualmente importante, senão mais." Ele observou que "mestres digitais" — com sólida visão digital, boa comunicação entre equipes e múltiplas iniciativas digitais que geram receita — gozam de um desempenho financeiro significativamente melhor do que os não-mestres.

  2. Talentos pouco desenvolvidos. As empresas sofrem com a falta de talento e de competência, e as organizações têm dificuldade em requalificar os empregados atuais. A lacuna é "grande, e provavelmente está ficando maior", advertiu.

  3. Má comunicação. Silos organizacionais persistem entre equipes de negócio e equipes de tecnologia, é preciso construir uma ponte entre esses dois mundos. "Nós começamos a quebrar silos, mas ainda há resistência entre o negócio e a tecnologia", advertiu.

  4. Falta de cultura digital. Os funcionários simplesmente não estão engajados em iniciativas digitais. "O engajamento de todos os funcionários ainda é exceção, em certa medida é a minoria. As pessoas estão achando difícil traduzir o que elas estão fazendo na transformação digital para algo significativo em produtos front-end", disse ele.

  5. Competição constante. Enquanto isso, as expectativas digitais dos clientes continuam a subir, aumentando constantemente o nível em tempo real. "Veja o exemplo dos táxis: o melhor aplicativo de táxi tornou-se o padrão de fato. Você será sempre medido pelo melhor, e o nível está subindo constantemente em termos de como você entrega sua experiência ao cliente", disse. Ele fechou com um aviso.

"O progresso tecnológico é bem antes da nossa capacidade de adaptar nossas organizações. ... Meu medo é que vamos ver uma polarização ao longo do tempo entre as organizações que conseguiram integrar a tecnologia de forma eficaz e treinar seu pessoal, e essas empresas que continuam resistindo. Na minha opinião, elas correm o risco de serem deixadas para trás", disse ele.


Traduzido por Otávia Allemand.

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