top of page

Um mergulho no Data Lake

Reservatório de dados permite abordagem inovadora no tratamento das informações, propondo uma revolução na forma como elas são vistas e utilizadas pelos negócios


A quantidade de dados gerada no mundo aumenta exponencialmente há alguns anos. De 2021 até o fim deste ano, a previsão é que se crie mais informações do que nos 30 anos anteriores somados, segundo levantamento do IDC, empresa mundial de inteligência de dados. Só para se ter uma ideia, esse mesmo estudo, divulgado pela FIA Business School, aponta que até 2020 foram gerados em torno de 40 trilhões de gigabytes, o que dá uma média de 2,2 milhões de terabytes por dia.


Nem dá pra gente imaginar direito esses números, não é mesmo? 


Imagine, então, o tamanho da complexidade de se lidar com eles no contexto de um negócio. Outro fator que torna o tratamento dos dados complexo nas empresas é que eles não são todos iguais. Alguns são coletados de forma estruturada, como os que vêm de planilhas, sistemas, etc. Outros são chamados de dados não estruturados, como arquivos de voz, imagem e PDF. Todos eles podem conter informações valiosas que geram inteligência de negócios, porém, como analisá-los se vêm de tantas fontes diferentes e numa quantidade tão grande?


É nesse contexto que surge uma abordagem inovadora: o Data Lake. Você pode imaginá-lo como um vasto lago, um grande reservatório onde os dados fluem de forma bruta, proporcionando uma visão inovadora para a gestão de informações corporativas.


Segundo Bruno Machado, da ZHERO, vertical da FOURGE que transforma negócios simplificando a relação entre as pessoas e os dados, o Data Lake pode ser considerado uma evolução do conceito de Data Warehouse, estruturado e com regras de negócio rígidas. “Hoje, o Data Lake permite armazenar dados de maneira mais crua, sem a necessidade de preparação inicial extensa, tornando-os mais acessíveis para a empresa. Essa abordagem permite que a organização se aproprie dos seus dados, muitas vezes dispersos ou sob controle de fornecedores”, explica o Bruno.


Na prática, um Data Lake oferece aos negócios a oportunidade de criar um ambiente que facilita a apropriação de dados. Ao armazená-los de forma bruta e tratá-los conforme as necessidades vão surgindo, de variadas formas, a agilidade no desenvolvimento de tratamentos e produtos de dados é notável, proporcionando um modelo de gestão mais eficiente.


“Outro ponto favorável de um Data Lake é que a tecnologia não discrimina o tipo de dado coletado”, destaca Bruno. Ele quer dizer que desde informações estruturadas, como tabelas de banco e arquivos de Excel, até dados semi estruturados, como e-mails, e dados não estruturados, como arquivos de voz, imagem e PDF, podem ser armazenados em um Data Lake. “Ferramentas avançadas permitem a leitura desses diferentes formatos, utilizando inteligência de negócios para gerar insights dos mais diversos tipos. O formato possibilita, ainda, o acesso a dados em diferentes camadas de maturidade de tratamento, proporcionando uma versatilidade de se trabalhar com ferramentas variadas, como BI, inteligência artificial, machine learning, entre outras”, explica o especialista da ZHERO.


No cenário da Saúde, por exemplo, esse tipo de projeto pode ser utilizado para analisar a jornada de um paciente que se submete a uma cirurgia bariátrica, desde exames pré-operatórios até os resultados pós-procedimento. Dessa forma, é possível obter uma visão abrangente, permitindo desde uma melhor previsão de custos quanto um cuidado preventivo para pessoas com potencial de desenvolver complicações.


Projeto em andamento


Por meio da nossa parceria com a TOTVs, desenvolvemos atualmente um projeto de Data Lake na Unimed Federação Rio Grande do Sul, com foco na criação de um produto de Open Health. 


Esse projeto busca quebrar paradigmas no mundo do Business Intelligence (BI), permitindo uma abordagem flexível, por meio da qual a estruturação do dado não é um pré-requisito para análises. Trata-se de um projeto pioneiro que cria oportunidades sem precedentes para uma análise de dados mais eficiente e avançada no setor de Saúde. Ele é fundamental para construir o tipo de organização no qual nós acreditamos: aquela que entrega, de fato, mais saúde para as pessoas.


Quer uma solução inovadora para o tratamento de dados aí da sua organização de Saúde? Então fale com a gente que podemos te ajudar.







37 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page