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Hacka o quê? Saiba como nosso hackathon ajuda negócios a solucionar desafios complexos


No .snow aplicamos a metodologia de hackathon a diferentes realidades com um objetivo nítido: buscar, em casa e com o próprio time, soluções inovadoras para o negócio



As pessoas estão sentadas em grupos ao redor de mesas. Sobre essas mesas estão cartolinas, post its e canetas coloridas. As pessoas conversam entre si, expõem ideias em um espaço seguro, criam soluções para desafios complexos do negócio. Em geral, é a primeira vez que elas se encontram, apesar de trabalharem na mesma empresa. E elas têm a oportunidade de mergulhar fundo em conceitos de inovação como prototipação, mínimo produto viável e pitch - conceitos esses que, muitas vezes, são ensinados somente em MBAs. 


hackathon

Esse é o .snow, o mini-hackathon de um dia da FOURGE que pode ser aplicado nas mais diferentes situações com um objetivo nítido: solucionar desafios reais e complexos das empresas. Ela utiliza os conceitos de uma metodologia conhecida como hackathon.


Mas, se você não é da tecnologia, talvez não saiba exatamente o que é um hackathon, certo? Em sua origem, hackathon significa maratona de programação. É o resultado de uma combinação do inglês “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Portanto, tradicionalmente um hackathon reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, com o objetivo de desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. 


Na FOURGE, nós adaptamos esse conceito para que ele possa ser aplicado em contextos que vão além da tecnologia. Dessa forma, construímos uma mini maratona que é dividida em quatro momentos:


1- Preparando: aqui entendemos quais são os objetivos do negócio com o evento, desenhamos a estratégia de acordo com a nossa metodologia, definimos quem serão as pessoas que irão participar (mínimo de 30 e máximo de 100 pessoas) e, até mesmo, apoiamos decisões sobre a escolha do melhor local, da estrutura do ambiente e do coffee break para o grande dia.


2- Organizando: com os objetivos em mente, é hora de entender como será a execução do desafio, bem como a experiência dos participantes. Aqui definimos critérios de avaliação, quem serão os mentores, a banca avaliadora, a premiação, como será o processo de escolha da equipe, entre outros fatores que envolvem a experiência do evento como um todo.


3- Operando: o grande dia da mini maratona se divide, geralmente, em seis fases distintas. Primeiro realizamos a abertura, com apresentação do tema e objetivos por um representante do negócio. Em seguida, trazemos insights do mercado para inspirar as pessoas para a terceira etapa, que é a geração de ideias. Depois, passamos pelas fases de prototipação, MVP e apresentação das soluções propriamente ditas. As pessoas colocam a mão na massa e aprendem todos esses conceitos de inovação ao longo da jornada, por meio da nossa metodologia Zero to Hero (quer saber mais sobre ela? Então vem pro conteúdo Do zero à solução, saiba como te ajudamos a inovar). Após a apresentação das soluções em pitchs, a banca avaliadora escolhe a equipe vencedora do desafio.


4- Pós-Work: nosso trabalho não acaba com o fim da mini maratona. Até porque as pessoas querem sempre saber exatamente os motivos pelos quais esta ou aquela equipe foi a grande vencedora, e o que fizeram de positivo e onde podem melhorar em suas próprias propostas. Por isso, apresentamos um relatório comentando sobre cada equipe, o desempenho, a solução proposta e os resultados. Além disso, realizamos reunião onde apresentação um relatório completo do evento, com a avaliação, comentário dos pontos positivos e negativos e conscientização sobre a importância de desenvolver a ideia vencedora dentro da empresa como forma de reconhecer o esforço do time.


A metodologia do .snow é a oportunidade de buscar soluções dentro de casa, sem a necessidade de contratar pessoas de fora para pensar sobre o negócio. Por isso mesmo, ela tende a dar resultados surpreendentes para quem participa e para a empresa, mostrando que um ambiente colaborativo e a injeção de informações para equipes com alto nível de energia podem gerar soluções realmente transformadoras.


Dale levar o .snow aí pro teu negócio? Então mande uma mensagem pra gente que podemos te ajudar!





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