top of page

Experimentrar

Atualizado: 13 de jul. de 2018


Por Gabriel Gondar



Não! Você não leu errado, nem eu me enganei quando escrevi. É isso mesmo, experimentrar! Acho que a melhor maneira (mais rápida e eficaz) de aprender sobre alguma coisa é entrando no universo do que se quer estudar e experimentar, fazer coisas relacionadas à isso.


Há duas razões fundamentais para crer nisso.


A primeira e mais direta é pelo conceito “learning by doing” (aprender fazendo) onde, quanto mais se faz, mais se aprende sobre o que está sendo feito. Ou seja, através da repetição e reflexão do que e como está sendo feito, as pessoas vão aprimorando suas habilidades.

Um exemplo prático que pode ser citado é o aprendizado de um instrumento musical ou, para citar um ambiente mais formal, uma planilha de excel com sua infinidade de fórmulas. Quanto mais as notas musicais são tocadas, mais familiarizado e natural será o som emitido, assim como, testando fórmulas nessa planilha, errando e fazendo novamente para entender o que fez de errado antes e não errar mais daqui pra frente.


A segunda razão muitas pessoas não se dão conta da importância, talvez por ser mais indireta, menos óbvia. Me refiro ao contexto do que se está inserido. As pessoas, o ambiente em que estão, seus relacionamentos e outros fatores podem ter grande influência nisso também. Por isso, julgo que o convívio com essas pessoas, nesse ambiente é tão importante.

Tendo como partida os mesmos exemplos, se uma pessoa aprende a tocar um instrumento e gosta do gênero de rock, dificilmente ela conseguiria tocar um samba com aquele instrumento, pois apesar do instrumento ser o mesmo, o ritmo da música é diferente e, talvez, a pessoa só consiga tocar esse samba se entender o contexto do ritmo e tudo mais.


Assim como a planilha de excel. Há diversas fórmulas que podem ser usadas para extrair o mesmo resultado, porém, dependendo para quem vai se apresentar ou trabalhar nela, se é para uma análise ou para apresentação, é preciso que você se adeque à necessidade e mude alguma coisa.


Gabriel Flores Gondar,

Consultor de Gestão Estratégica da Fourge.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page