top of page

Navegar é preciso - até quando estamos falando de saúde

Modelo de navegação do cuidado faz o acompanhamento contínuo de cada pessoa que passa pela organização, ajudando a prevenir doenças e promover qualidade de vida



A navegação do cuidado em saúde é um modelo que coordena o cuidado de forma integrada e centrada na pessoa. Esse formato identifica as necessidades de saúde de forma individualizada, promovendo com base nelas o planejamento e o acompanhamento contínuo do tratamento. Assim, é possível garantir uma visão integral da pessoa - e que vai além dos momentos em que ela está dentro da organização de Saúde.


Em geral, os modelos de navegação do cuidado são coordenados por uma pessoa enfermeira navegadora. Ela é responsável por acompanhar a pessoa paciente em toda a linha do cuidado, desde o diagnóstico até o fim de vida, diminuindo as barreiras administrativas, sociais, psicológicas e emocionais que possam impactar na adesão ao tratamento, e, consequentemente, na sobrevida.


Tudo isso significa que em vez de focar apenas no tratamento de doenças já


existentes, como ainda é comum na maioria das instituições brasileiras, a gente passa a focar na saúde das pessoas. Garantir uma navegação do cuidado completa ajuda a promover bem-estar e qualidade de vida por meio da prevenção de agravos, ou mesmo impede totalmente que novas doenças surjam.


No Brasil, a navegação de pacientes ainda está mais direcionada ao tratamento de câncer, embora também seja aplicada em casos de doenças crônicas. Porém, o modelo ainda é novidade para a maioria das instituições.


E tu sabes o que é preciso pra que a navegação do cuidado se torne, de fato, uma realidade no dia a dia do sistema de Saúde brasileiro?


Acertou quem disse tecnologia e, claro, dados!


Afinal, a disponibilidade de dados sobre as pessoas assistidas é que permite o monitoramento e análise das condições de saúde, identificando padrões, tendências e áreas nas quais são necessárias intervenções prioritárias.


A tecnologia, por sua vez, é o que viabiliza a coleta, o compartilhamento e integração desses dados. Assim, a colaboração entre as pessoas profissionais de saúde é facilitada, promovendo o cuidado personalizado que garante a saúde das pessoas.


Quer saber mais sobre outros modelos de cuidado com foco na saúde das pessoas, ou criar um só pra tua organização? Então fale com a gente que podemos te ajudar!




Leia também:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page